Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Atum com mexilhão

por Rosinda, em 30.10.12

Muitas são as vezes que "invento" ao confeccionar um prato. Tinha comprado estes mexilhões frescos. A ideia era cozinhá-los como petisco, mas acabaram nesta receita de atum... ficou bom, por isso partilho. Acreditem que por vezes basta um pequeno pormenor, para tornar o prato mais atractivo e saboroso.

Então eu preparei este prato da seguinte forma:

Coloquei o mexilhão numa panela sem água, note bem: Sem água! Tape a panela e leve ao lume brando só para os abrir, não coloquei qualquer tipo de tempero, gosto deles bem ao natural. Coza durante 15 minutos e reserve o líquido que eles largaram na cozedura.

Entretanto fritar o atum já temperado com sal, alho e limão, passado levemente por farinha, em azeite bem quente. Retire e reserve. No restante azeite fazer uma boa cebolada com pimento e tomates cereja inteiros, quando estiver tudo bem lourinho deitar um pouco de vinho branco e o líquido dos mexilhões .  Colocar de novo o atum e deixar mais uns minutos no mínimo para apurar.

Acompanhei este prato com puré de batata.

Bom apetite! 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:49

Chocos grelhados com a tinta

por Rosinda, em 25.10.12

 

Algumas pessoas decerto nunca ouviram falar deste prato, do qual eu gosto muito. Algumas estarão a pensar; Tinta!?

«A tinta do choco é formada por substâncias mucosas e melanina, o pigmento escuro que se pode encontrar numa ampla variedade de seres vivos, incluindo o homem. A melanina é um polímero formado por vários tipos de moléculas que desempenha diversas funções no organismo, como proteger a pele contra os raios ultravioleta e dotar o cabelo e a pele da sua coloração.»

Assim,  comer a tinta dos chocos não tem nenhum inconveniente, desde que lave muito bem os dentes depois da refeição.{#emotions_dlg.happy}

 

Se não gostar de amanhar o peixe, pode sempre pedir na peixaria que o façam, tendo o cuidado de deixar a bolsa da tinta como se vê na 1ª foto.

Depois é só temperar com sal e limão e grelhar. Servir com batata cozida e molho verde ao qual juntou a tinta do choco desfeita com um garfo.

Bom apetite!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:16

Batatas recheadas com carne picada

por Rosinda, em 20.10.12
 


Porque de férias também se cozinha, esta receita foi feita por mim em casa do meu filho. Retirada de um livro de receitas pequenino da minha nora, do qual não consigo lembrar o nome... de qualquer forma eu alterei um pouco a receita original, mas só o fiz porque me é difícil deitar comida fora. Entenderão mais adiante...

Para fazer estas batatas recheadas eu usei:

-  Uma batata e meia e cerca de 150 gr de carne de vaca picada por pessoa.

Coser as batatas cortadas ao meio e água e sal, sem as deixar ficar demasiado moles. Escorrer bem a água, abrir uma cavidade no centro da batata tendo o cuidado de a não desmanchar. Reserve e guarde o miolo da batata que retirou.

Preparar um refogado com uma cebola e um dente de alho, depois de estar lourinho juntar dois tomates sem pele e a carne, temperar com sal e picante a gosto e um poucochinho de vinho branco, deixando cozinhar cerca de 15 minutos. Aqui eu juntei o miolo das batatas bem esmagado com um garfo, alterando assim a receita original e não desperdiçando nada...

Rechear por fim as batatas com a carne, juntar coentros picados e um pouco de queijo de cabra (se gostar).

Servir com uma salada.

 

Bom apetite!  

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:44

Quando eu faço os meus hamburguers...

por Rosinda, em 22.08.12

 

E à uns anos... até havia alguém que, comia três, quatro... 
 
Feitos em casa desde o picar da carne, são menos prejudiciais que os outros, menos calóricos também porque a maionese é Calvê. A tal safadinha que só tem 40 calorias por colher de sopa, estamos liberados!{#emotions_dlg.blink}
 
Bom apetite!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:04

Atum grelhado

por Rosinda, em 20.08.12

 

O calor tem sido intenso aqui pelo Norte. O apetite é menos e damos preferência ao peixe.

No caso, este atum grelhado com salada russa temperado com maionese de alho feita na hora, soube muito bem.

Facílimo de fazer, apenas a maionese requer mais um pouco de paciência, mas vale a pena.

Aqui fica então a receita:

Temperar o bife de atum fresco com sal, pimenta (de preferência moída na hora) e sumo de limão. Deixar pelo menos 1 hora a marinar.

Cozer as batatas e legumes a gosto cortados em quadrados.

Para fazer a maionese precisa de 2 gemas que se colocam numa tigela . Espete num garfo um dente de alho e com ele vá mexendo as gemas com o azeite até obter a textura necessária. Tempere com sal a gosto e pode, se quiser, juntar um pouco de mostarda.

Regue o atum com um fio de azeite e esfregue-o antes de grelhar. Tenha o cuidado de o grelhar rapidamente, de contrário fica mais seco.

 

Bom apetite!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:37

Lombo de porco assado à portuguesa

por Rosinda, em 03.07.12

Um dos meus pratos favoritos, este lombo de porco da parte do cachaço assado com umas batatinhas novas e uns grelos salteados, sabe-me sempre muito bem. Penso que todos saberão executar este prato de qualquer forma deixo aqui a minha maneira de o fazer:

Num almofariz coloco o sal, alhos, colorau, pimenta ou gindungo, uma pitada de cominhos e azeite. Esmago tudo muito bem e com a "massa" obtida esfrego bem a carne, deixando-a assim no frigorifico até até à manhã seguinte. (Costumo fazer à noite)

Na manhã seguinte rego com um bom copo de vinho e acrescento uma folha e louro e volto a esfregar a carne, deixando a marinar até à hora de levar ao forno.

Entretanto descasco as batatas pequenas e dou um golpe.

Numa assadeira de barro (conhecida aqui no Norte por pingadeira) faço uma cama de cebola e coloco a carne. Deito as batatas no molho do tempero e envolvo-as bem pondo-as de seguida junto da carne. Rego com mais um pouco de azeite, deito um pouco do molho de tempero e levo a assar durante 60 minutos, mais ou menos. Sirvo com grelos e arroz branco.

 

Bom apetite! 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:46

Rojões à moda da avó de Nelas

por Rosinda, em 16.06.12
 


 

Ingredientes para duas pessoas:


 200 gr  carne de porco da barriga

 1 costeleta "alta" de porco da parte do cachaço

 1 tripa farinheira

 1 batata grande ou 2 pequenas

 alho, colorau,picante,azeite,sal,cominhos a gosto

 vinho branco qb

Modo de fazer:

Cortar a carne de porco em pedaços e temperar com os ingredientes referidos. Num tacho, de preferência de ferro deitar um fio de azeite e levar ao lume, juntar a carne e deixar alourar um pouco, ir deitando vinho aos poucos até que a carne fique tenra. Descasque a batata, corte em quadrados e coza-a com sal. Depois de cozida ( não demasiado) escorrer a água e juntar a batata com a carne dando-lhe uma volta. Deixar apurar um pouco com o lume brando. Fritar a farinheira em óleo bem quente até ficar lourinha. Colocar depois em papel absorvente para que a farinheiro fique sequinha.

Servir com arroz branco. 

Para mim servi com ananás e hortelã.


Bom apetite!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:48

Lombinhos de pescada com patê de delícias do mar

por Rosinda, em 11.06.12
Na confecção deste prato as quantidades variam consoante as pessoas, eu preparei quatro lombinhos de pescada para duas pessoas.

Temperei com sal, alho, limão e um pouco de leite, deixei a marinar cerca de uma hora.

De seguida passei por farinha e ovo e fritei.

Para acompanhar resolvi fazer um patê (é assim que eu lhe chamo) mas é apenas uma pasta feita com delícias do mar alouradas em uma colher de manteiga às quais junto um pouco de pimenta de cayenne, sumo de limão e duas colheres de maionese. Passo depois com a varinha mágica ou a picadora. Sirvo com arroz branco e cebolinho.

 


 

(patê de delicias do mar)


 BOM APETITE!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:23

Bolo de água

por Rosinda, em 29.05.12

Ando com saudades de "antigamente" e lembrei-me do bolo de água que a minha mãe fazia...

Mãos à obra que isto é muito simples de fazer! Ainda quentinho com um cafezinho, hummm... fiquem com a receita que eu vou-me deliciar...

Ingredientes:

 

 5 ovos

 3 chávenas de açúcar

 3 chávenas de farinha

 1 chávenas de água

 1 limão (só a raspa)

 1 colher de fermento

 

Preparação:

Bater as gemas com o açúcar até ficar esbranquiçado. Juntar a água a pouco e pouco, batendo sempre. Misturar a raspa de limão e envolver. Adicionar cuidadosamente a farinha e o fermento. Bater as claras em castelo e envolver suavemente. Deitar numa forma  untada e enfarinhada. Levar ao forno a 170ºC  durante 30 minutos. Para ver se está cozido faça o teste do palito!

 

Bom apetite!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:09

Sobremesa de bolachas e iogurte

por Rosinda, em 19.05.12
 


Simples, fácil, económica e pouco calórica (se comparada com outras)apesar de ter um óptimo aspecto e ser muito saborosa. Assim é esta sobremesa que faço algumas vezes.

A um pacote de bolacha Maria esmagada grosseiramente juntam-se  dois iogurte naturais açucarados e pedacinhos de ananás . Caramelizar com mel e um pouco de vinho do Porto algumas fatias de ananás e colocar por cima. Servir bem frio.

 

Bom apetite

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:54


Cozinhar com zelo é um acto de amor...





Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Já arquivadas

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2009
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D


calendário

Setembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930